Para muita gente o calor é uma delícia: a primavera é mega bem-vinda, e o verão então, nem se fala! Mas assim como no frio, na hora de se exercitar, É PRECISO ADAPTAR A ROTINA E TOMAR ALGUNS CUIDADOS COM O CORPO para não ficar doente e aproveitar o melhor desses meses sem estresse, afinal, as altas temperaturas podem te deixar mais molinha, cansada e até desidratada.
Mesmo considerando que você já esteja habituada a se exercitar com regularidade, o calor excessivo pode provocar “desidratação, câimbras, desmaios, insolação, dores de cabeça, náuseas, mal-estar geral, entre outros”, explica o DR. CESAR DE OLIVEIRA, MÉDICO DO ESPORTE do Instituto Osmar de Oliveira de Ortopedia, Reabilitação e Medicina Esportiva.
Por conta disso, algumas recomendações básicas são necessárias:
ESCOLHA HORÁRIOS-CHAVE PARA SE EXERCITAR
Como já foi dito, para não comprometer seu treino, adaptar a rotina pode ser necessário. “Em época de calor excessivo, busque horários com temperaturas mais baixas COMO NO INÍCIO OU FINAL DO DIA, se possível”, recomenda o médico.
BEBA MUITA ÁGUA
Nos dias mais quentes, você precisa, sim, se hidratar com um pouco mais de carinho, mas claro, sem forçar a barra para não ficar bem de um lado e se sentir mal do outro. “Faça hidratação PRÉVIA, DURANTE E APÓS OS EXERCÍCIOS, mas tome a quantidade de líquido que o satisfaça, NÃO EXAGERE”, diz o profissional.
NADA DE ROUPAS PESADAS
Deixe os moletons, casaquinhos, e as peças de tecidos mais quentes no guarda-roupa. Seu corpo transpira mais nesse período e precisa respirar. “USE ROUPAS LEVES, CALÇADOS CONFORTÁVEIS E ADEQUADOS AO EXERCÍCIO A SER EXECUTADO”, diz o profissional.
SE EXERCITE MAIS AO AR LIVRE
Mas não nos horários em que o calor está rachando, por favor, hein? Leve sua garrafinha de água para uma praça ou parque, chame as amigas e faça desse, um momento gostoso em que você perde caloria e ganha alegria. “EXERCÍCIOS AO AR LIVRE E EM LOCAIS ARBORIZADOS É UMA BOA PEDIDA”, recomenda o médico do esporte.
FIQUE LONGE DE AMBIENTES QUE ACUMULAM CALOR E PESSOAS
Mesmo no inverno, academia lotada já pode incomodar. Se no frio é puxado, avalie no calor! Assim como talvez você precise readaptar a rotina por conta do clima lá fora, o mesmo é válido para o clima de dentro: “EVITE LOCAIS FECHADOS, COM POUCA VENTILAÇÃO OU REFRIGERAÇÃO E EM HORÁRIOS DE PICO”, ressalta Oliveira.
Reportagem extraída do Site: DAQUIDALI