A torção do tornozelo é bastante comum durante atividades físicas e ocorre quando o tornozelo se movimenta de maneira errada, provocando a lesão dos ligamentos presentes nessa área do corpo.
Como é difícil avaliar o grau da lesão imediatamente quando ela ocorre, é imprescindível parar com a atividade que esteja realizando assim que houver a torção no pé. Em seguida, aplicar uma compressa de gelo tão logo seja possível na região afetada.
Tenha o cuidado de retirar o calçado e qualquer outra coisa que possa estar sobre a área, pois a região tende a ficar inchada e avermelhada, sinais que só podem ser amenizados com o uso de gelo, que faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo, desta forma, o edema. Também evite sobrecarregar a região, como colocar o pé no chão.
As compressas devem prosseguir por três a cinco dias, com intervalo de duas horas entre cada uma, para ajudar a diminuir o edema e a consequentemente a dor.
Apenas um especialista é capaz de identificar a necessidade ou não de se fazer um exame de raio-X, até porque a torção do tornozelo, em alguns casos, pode vir acompanhada de uma fratura.
É importante respeitar os prazos de recuperação para que o tornozelo fique forte do ponto de vista anatômico e funcional. Quando os ligamentos não cicatrizam direito, pode ocorrer um quadro conhecido como instabilidade crônica, que pode levar a novas torções ao longo do tempo.
Porém independente da gravidade da lesão ou da intensidade da dor, não hesite em buscar orientação médica de imediato e relate todas as informações sobre o acontecido para obter um diagnóstico preciso para que seja prescrito um tratamento efetivo e uma recuperação mais rápida. Agende a sua consulta no Instituto Osmar de Oliveira e realize uma avaliação com os nossos especialistas para entender qual o melhor tratamento para o seu caso.