Existem inúmeros ligamentos e tendões em todo o corpo. Os ligamentos e os tendões são feitos de tecido conjuntivo que diferem em sua função e podem ser rompidos ou sobrecarregados.
Os ligamentos ligam um osso ao outro; tendões ligam um músculo a um osso. Ambos, no entanto, são essenciais para a mecânica corporal adequada. Reconhecer os problemas nos ligamentos e tendões antes que se tornem lesões graves é a chave para desfrutar de uma vida ativa e sem dor.
Como funcionam os ligamentos e tendões?
Os ligamentos são como cordas, com uma série de cordões entrelaçados e duros que ligam os ossos. Os ligamentos também têm algumas fibras elásticas que permitem que a articulação se mova, mas não tanto que ela ultrapasse sua capacidade.
A articulação do joelho, por exemplo, possui quatro ligamentos principais, um de cada lado do joelho (ligamentos colaterais)e dois que correm na diagonal pela frente e por trás da patela (ligamentos cruzados). Esses ligamentos ajudam a estabilizar o joelho e impedem que ele se mova muito para a esquerda ou direita, para frente ou para trás.
Os tendões também são cordões resistentes, mas têm um pouco mais de elasticidade do que ligamentos. Quando um músculo se contrai, o tendão anexado puxa o osso para o movimento.
Prevenção nunca é demais…
Você pode até não ser atleta, mesmo assim, todo cuidado é pouco: antes, durante e depois da prática de atividades físicas, pois a falta de orientação aumenta as possibilidades de realizar movimentos incorretos ou posturas inadequadas.
Às vezes, até um simples alongamento fora de hora, como o feito após os exercícios, pode prejudicar a performance, podendo causar uma lesão. Passar longe das temidas lesões requer cuidados especiais e o acompanhamento de um especialista. Entre em contato e agende uma consulta aqui no Instituto Osmar de Oliveira!