fale conosco
(011) 3873-7772
whatsapp
(11) 4858-7252
onde estamos
R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes
São Paulo - SP - CEP 05002-061
horários
Seg à Sex: 7:00 - 20:00
Sáb e Dom: Fechado

O que causa artrose nos pés?

A artrose é uma doença degenerativa crônica, que quando atinge os dedos dos pés, torna impossível seu movimento, deixando-os rígidos e muito doloridos.

A causa mais comum do surgimento de artrose nos dedos dos pés é o uso contínuo de sapatos apertados ou salto alto. Outras causas são artrite reumatoide, lesões neurológicas e idiopática (causa indefinida)

A dor costuma ser pior no final do dia e após longos períodos de inatividade. Além disso, nota-se a redução de mobilidade, inchaço, calor local e crepitações durante o movimento. Algumas pessoas referem mais dor com mudanças climáticas.

Com o passar do tempo, as dores que eram presentes durante o movimento passam a ser constantes e prejudicam também o repouso. E, invariavelmente,  até mesmo as tarefas mais simples ficam muito prejudicadas.

O diagnóstico é realizado a partir de uma avaliação da sensibilidade da região afetada e das limitações funcionais  da articulação, além da análise do histórico do paciente e da sua família (para checar o fator hereditário), da ocorrência e da duração das dores.

Exames de imagem podem indicar o desgaste nas áreas em que o paciente sente os incômodos, além de ilustrar o grau de desenvolvimento da doença. O raio-x, mesmo não exibindo a cartilagem, pode ser muito útil para o diagnóstico da artrose nos casos avançados.

Por ser uma doença progressiva, a identificação do grau de comprometimento da articulação é fundamental para o tratamento.

O tratamento inicial é baseado em fisioterapia e proteção das articulações envolvidas. Sapatos especiais, alterações nas solas, palmilhas e, eventualmente, aparelhos especiais ajudam a prolongar a saúde articular e mantém sua função por mais tempo.

Em último caso, é indicado o procedimento cirúrgico, ou seja, quando todas as outras alternativas não proporcionaram alívio adequado.

Atualmente, a cirurgia é realizada com técnicas menos agressivas, de recuperação mais tranquila e rápida do que antigamente.