Estralos ou estalos na língua portuguesa, tem como definição o som ocorrido por um corpo que vibra de repente; crepitação; estalido.
Essa crepitação quando ocorre na articulação do joelho, não apresenta necessariamente um problema ou uma lesão.
As causas são diversas, sendo as principais: o atrito entre ossos presentes na articulação e a diferença de pressão do liquido articular que ocorrem normalmente durante o movimento.
O aumento progressivo de estralos especialmente associados a dor e/ou inchaço, devem ser investigados por evidenciarem alguma alteração patológica, principalmente apos algum trauma.
Quando ocorrem na cartilagem da patela, femur e tibia são chamados de condromalacia e condropatia. Lesões de meniscos, ligamentos e processos inflamatórios também podem gerar estalidos devido a incongruência articular sendo mais comum apos traumas.
O tratamento depende da causa e consiste desde o simples fortalecimento articular (exercicios e fisioterapia), medicamentos via oral e intra-articulares a até procedimentos cirúrgicos.
Portanto, o mais importante é descobrir a causa da crepitação. Somente assim pode se definir o tratamento a fim de evitar a piora e consequentemente garantir a sobrevida da articulação.
(Dr. Maurício Palmieri Darc – Ortopedista Especialista em Joelho do Instituto Osmar de Oliveira)