As dores nos ombros ocorrem nas suas próprias articulações e podem envolver as bursas (bolsas que aliviam o atrito), como também serem decorrentes de inflamações, fraturas e luxações. Devido a uma procura muito grande por atividades físicas, algumas patologias de ombro se tornaram mais frequentes e dentre elas podemos destacar a Sindrome do Manguito Rotador, que se caracteriza por inflamação dos tendões e músculos.
Como sintomas mais frequentes alem da dor, temos limitação funcional da(s) articulação(ões) e às vezes edema e alguns pacientes relatam dificuldade para dormir. O diagnóstico preciso é estabelecido por uma anamnese complexa, associada à um exame físico criterioso a fim de se estabelecer uma linha de investigação, muitas vezes definida por imagens. O tratamento vai depender do diagnóstico feito e pode ser necessário fisioterapia, correção postural, acupuntura, medicamentos de diversas formas de atuação e aplicação e às vezes cirurgia.
Naturalmente há outros aspectos que podem determinar as dores nos ombros, como doença reumática, problemas cardíacos, problemas neurológicos, entre outros. Ao sentir dores nos ombros procure seu médico o quanto antes, pois um diagnostico pode evitar maiores complicações.
Escrito por Dr. Álvaro Motta