De alguns anos para cá, a prática de CrossFit tornou-se mania, sendo uma das modalidades mais procuradas nas academia brasileiras. Muito da popularidade da prática se deve a grande adesão de artistas e famosos, que acabaram influenciando a população a procurar o CrossFit.
O Crossfit é composto por exercícios de força, resistência e aeróbios, movimentando todas as partes do corpo de forma igualitária, dando agilidade, equilíbrio, precisão e melhora da coordenação motora.
Todos os tipo de atividades físicas são importantes para manter a saúde do corpo, exercitando o indivíduo e contribuindo para a sua capacidade física. Porém, cada indivíduo é único, com suas limitações físicas e emocionais, que precisam ser respeitadas em prol da saúde do praticante.
Um dos fatores que podem aumentar as chances de lesão, é o fato do indivíduo desejar um efeito quase de imediato da modalidade, sobrecarregando o corpo com treinos pesados sem nenhum preparo.
O professor deve estar sempre atento aos limites aerobicos do aluno, cuidando para não sobrecarregá-lo, mesmo que ele insista que pode aguentar mais peso que o recomendado. Para a prática do CrossFit, procure sempre um local responsável, com um Personal Trainer qualificado e com atendimento médico em caso de acidentes. Mantenha consultas periódicas com seu médico a fim de constatar desgastes musculares e prevenir lesões.