Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica e autoimune, que pode afetar várias articulações e também órgãos internos (baço, pulmões, coração e rins). A sua causa é desconhecida e mais frequente no sexo feminino (2:1). Os seus sintomas se manifestam geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade. O seu diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para o controle da doença e da prevenção ou minimização de sequelas.
QUADRO CLÍNICO
Os sintomas mais comuns são dor, edema, calor e vermelhidão, rigidez matinal e fadiga. Com a progressão da doença, havendo destruição da cartilagem articular, podem surgir deformidades (nódulos) e incapacidade para realização das atividades tanto da vida diária como da profissional.
DIAGNÓSTICO
Naturalmente o quadro clínico é soberano e é necessário que alguns critérios sejam levados em conta para se estabelecer a investigação para confirmação diagnóstica, tais como a coleta de sangue para pesquisa de Fator Reumatóide e de VHS e PCR para avaliar a atividade inflamatória da doença, de radiografias de mãos e punhos para surpreender erosões ósseas e deformidades, ou ainda outros tipos de imagens que podem ser solicitadas para melhor elucidação de cada caso.
TRATAMENTO
O profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e indicar tratamentos para a artrite reumatóide é o reumatologista.
O tratamento medicamentoso é sempre individualizado (onde se avalia o estágio, atividade e gravidade da doença) e modificado conforme a resposta de cada paciente, mas invariavelmente vai necessitar de antiinflamatórios e corticóides e as vezes de imunossupressores. Em alguns pacientes há indicação de tratamento cirúrgico,
Fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária.
Se está buscando orientação profissional ou precisa de fisioterapia, nós estamos aqui para ajudar. Não deixe de agendar uma consulta pelo nosso site! Clique AQUI!