Dores nos joelhos são comuns no dia a dia. Quem faz muitas atividades físicas pode sentir dores nos joelhos que algumas vezes surge depois de muitos exercícios sem preparo algum, outras vezes como resultado de uma queda ou trauma e também pode ser um indicativo de lesões ou problemas mais graves nesta articulação.
É preciso entender que essa é uma articulação bastante instável, que está sujeita a lesões e patologias com frequência pelo grande número de vezes em que o joelho é acionado.
O que muitos não sabem é que boa parte desses problemas poderiam ser evitados com um bom trabalho preventivo que envolve o fortalecimento do joelho.
A articulação do joelho está nos membros inferiores e possibilita os movimentos de deslocamentos e transferência de forças entre membros inferiores e quadril. Todo o peso do corpo passa por ele em vários eventos como caminhadas, marchas, saltos e corridas.
Quando os joelhos não estão bem estabilizados, as forças transferidas afetam diretamente as estruturas estabilizadoras com pressão excessiva nos ligamentos, meniscos, tendões e patela.
As principais patologias e lesões do joelho que estão relacionadas com este excesso de pressão são as dores femoropatelares, tendinite do joelho e lesão do menisco.
O mais indicado para prevenção é o fortalecimento de joelho de modo funcional e para tanto precisamos começar pela avaliação onde vão ser analisados desequilíbrios musculares, ativações musculares erradas, músculos tensionados ou encurtados,…
O fortalecimento dos joelhos é imprescindível para trabalhar o corpo de maneira global e naturalmente com um profissional habilitado.
O Instituto Osmar de Oliveira é especializado em recuperação de atletas amadores e profissionais, além de ser referência em fisioterapia em São Paulo. Entre em contato, agende uma consulta e deixe-nos te ajudar!