Com certeza algum destes mitos você já ouviu em algum lugar ou acreditou que era verdade. Vamos esclarecer?
1. Fisioterapeuta faz o mesmo que massagista – MITO
Utilizamos essa técnica para alívio de dores e melhora da função muscular, mas somente a massagem é uma função do massoterapeuta. O fisioterapeuta trata, avalia, e elabora quais condutas são adequadas a cada paciente.
2. Fisioterapia só serve para problemas musculares – MITO!
O fisioterapeuta trata todas as questões que envolvem o sistema musculoesquelético, ou seja, tratam problemas ocasionados por traumas (músculos, tendões, ligamentos, ossos, articulações e nervos periféricos) e outras especialidades como: dermatológicas, cardiovasculares, respiratórias e neurólogicas.
3. Fisioterapia pode ser feita sem acompanhamento – MITO
Cada lesão atinge uma área específica no corpo. Fazer exercícios de forma errada pode intensificar o grau da lesão.
4. Só atletas fazem fisioterapia preventiva – MITO
Pensar isso é um grande equívoco. A fisioterapia, além da reabilitação, também atua prevenindo lesões de atletas ou pessoas que não praticam atividades.
5. O tratamento com fisioterapia dói – MITO
Todas as atividades sugeridas na fisioterapia têm como objetivo aliviar a dor ou prevenir o aumento do problema. É possível que você sinta alguns desconfortos na hora de realizar um exercício específico, por isso, é importante ter um profissional de confiança te acompanhando para entender se o incômodo é normal ou se está atingindo uma área incorreta.