O tênis é um esporte que exige muito dos joelhos. Requer boa mobilidade, agilidade, explosão, desaceleração, movimentação lateral, para frente e para trás, rotação e estabilidade, além da atenção permanente exercida pelo Sistema Nervoso Central.
A lesão no joelho é um dos principais problemas que os tenistas devem evitar. Entre as lesões no joelho, as mais comuns são as de meniscos, as ligamentares e a Síndrome patelo-femoral.
Fraqueza e desequilíbrio muscular aumentam ainda mais a sobrecarga sobre estas estruturas e todo atleta, independente do seu nível técnico ou da sua idade, deve se precaver.
Vale lembrar que a primeira estrutura a estabilizar o joelho não são os ligamentos, mas sim a musculatura. Desta forma, manter uma musculatura forte e equilibrada, ainda que não evite totalmente as torções, reduzem bastante o risco e a ocorrência de possíveis lesões
Por isso, antes de começar a se aventurar nas quadras, procure realizar um check-up geral para entender como o seu corpo está para receber os impactos do esporte. Sempre é melhor prevenir e se preparar do que remediar