As dores causadas pela postura da coluna acontecem de forma frequente com as pessoas de uma forma geral. Essas dores podem atrapalhar na realização das tarefas do dia-a-dia e deixar o corpo cansado.
As dores posturais
As dores posturais são pequenos descuidos que cometemos com a postura de nossa coluna na realização das tarefas cotidianas. Mas há, também, a possibilidade de ser alguma coisa mais séria.
Quando não nos preocupamos com a postura do nosso corpo quando dormimos ou fazemos as tarefas de casa, ou trabalhando ou nos divertindo, a possibilidade de que esses maus hábitos diários levem à desvios anormais da coluna é bem maior.
A coluna desempenha funções importantes no nosso corpo como o suporte do peso corporal, proteção da medula e dos nervos espinhais, a flexibilidade e, a locomoção, além da postura ereta.
- A coluna possui algumas curvaturas fisiológicas em sua forma estrutural:
- Lordose/cervical;
- Cifose/torácica;
- Lordose/lombar;
- Cifose/pélvica.
Quando a curvatura não é saudável?
Ela é prejudicial quando acontece o aumento das curvas da coluna de forma desproporcional ao corpo. Com a curvatura fora do normal pode acontecer uma hiperlordose, hipercifose ou tornando as curvaturas pouco evidentes, o que naturalmente trará repercussão para a saúde da coluna.
Com a postura da coluna desviada pode fazer com haja um uso incorreto das outras articulações que se encontram nos ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Com a postura fora do normal, o corpo busca uma forma de compensar, mudando sua postura em busca do equilíbrio perdido. Isso pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos com o passar do tempo, a mudança estrutural da coluna pode causar uma pressão entre as vértebras e gerar dores.
Como evitar a dor e os desvios posturais.
O excesso de peso representa para o sistema osteoarticular e as suas consequências são várias.
Desvios laterais da coluna são conhecidos como escoliose (à direita ou à esquerda) e podem acarretar transtornos vários para a musculatura e para o sistema articular.
O Pilates tem a vantagem em relação aos outros exercícios, pois ele trabalha com a estabilização de nossa coluna, fortalecendo os músculos profundos que são encontrados na coluna mantendo as vértebras e os elementos ligados a elas em uma posição correta. O Pilates auxilia no tratamento de doenças como as hérnias de disco espondilólise, protrusão discal e os desvios posturais.
Alongamentos são necessários, principalmente quando se mantem uma mesma posição por muito tempo.
Pilates é de grande valia para várias patologias como hérrnias, protrusões discais, desvios posturais, etc… uma vez que trabalhe músculos mais profundos. Os seus diferentes tipos de movimentos e o uso de seus equipamentos contribuem para o fortalecimento da musculatura e também na solução de problemas como minimização da dor.