Deixar o carro em casa e ir pedalando para o trabalho ou faculdade é um hábito altamente recomendado por médicos para melhorar o estilo de vida dos pacientes. Além de ajudar o meio ambiente reduzindo a emissão de gases poluentes, pedalar traz uma gama enorme de benefícios para corpo e para a mente.
Um dos problemas que mais afetam os indivíduos atualmente é o estresse, e incluir as pedaladas em atividades diárias pode ajudar a atenuá-lo. Andar de bicicleta ajuda a tornar as contrações cardíacas muito mais eficazes, fazendo com que o sangue chegue ao cérebro rapidamente, diminuindo a ansiedade, angústia e possíveis predisposições à depressão.
Outro quesito beneficiado pelas pedaladas é o emagrecimento, ainda mais se for combinado com uma dieta regrada e saudável. Isso porque, além de reduzir a gordura corporal, o exercício age diretamente na perda de peso e melhora na respiração. Esses efeitos refletem ainda diretamente na redução de colesterol e riscos de diabetes.
Um bom jeito de começar a prática de exercícios é começar com pequenas distâncias ou 30 minutos de pedaladas por dia, aumentando o percurso e o tempo conforme as necessidades e possibilidades corporais, colocando em prática um novo e mais saudável estilo de vida.