Os Joelhos são articulações bastante importante para a prática de esportes, porém eles também são bastante vulneráveis a lesões por conta do esforço que eles são submetidos. Normalmente essas lesões ocorrem no ligamento patelar, que junta a patela à tíbia e integra o mecanismo extensor do joelho, junto do mùsculo da coxa.
As lesões podem ser causadas por fraqueza muscular, pelo impacto do exercício ou pela anatomia dos membros inferiores. Embora muita dessas lesões sejam inevitáveis, muitas delas podem ser prevenidas ou ter seus danos diminuídos com um bom treino, aliado de algumas recomendações e dicas. Como por exemplo:
O aquecimento serve para preparar o seu corpo para a atividade física e além de melhorar o rendimento, também reduz a possibilidade de que aconteça algum tipo de lesão.
Assim como é muito importante se aquecer antes de iniciar os exercícios, também é preciso resfriar o corpo, após o término dele. Para isso basta reduzir gradualmente a intensidade dos exercícios aeróbicos que você está realizando até que sua respiração e frequência cardíaca voltem ao normal. Isso ajudará na recuperação do seu corpo, diminuindo o risco de rompimentos ou lesões. Assim como, o repouso e o descanso após o exercício auxilia na recuperação do organismo.
Muitas pessoas não sabem, mas a cada meio quilo que pesamos a mais, são incluídos dois quilos e meio de pressão nos joelhos, quando subimos ou descemos escadas, por exemplo, Por isso, manter um peso ideal é um dos principais fatores na prevenção de lesões.
Exercícios alto impacto, como correr em terrenos mais duros como concreto e asfalto exigem muito mais do joelho, ainda mais se usarmos sapatos inadequados. Assim como flexões e agachamentos. O ideal é que esse tipo de exercício seja feito usando o equipamento ideal e após um bom aquecimento e alongamento
Usar faixas nos joelhos auxilia a diminuir os riscos de lesões quando praticamos esportes que exige muito esforço na região, pois dão um apoio a mais aos ligamentos do joelho.