Quando falamos em lesões no ombro, estamos falando diretamente no comprometimento da movimentação da pessoa pelo fato de que este membro está interligado aos braços, costas e pescoço.
O ombro é formado por três ossos: clavícula, escápula (omoplata) e úmero, além de músculos e ligamentos. As lesões podem ocorrer em quaisquer dessas estruturas e em pessoas de todas as idades.
Algumas das principais lesões no ombro são: tendinite, bursite, luxações, fraturas e síndrome do ombro congelado.
Confira mais sobre cada uma dessas lesões:
1 – Tendinites: Os tendões são ligamentos que unem os músculos aos ossos. E a inflamação desses tendões ocasiona a tendinite.
2 – Bursites: As bursas são pequenas bolsas presentes, normalmente, nas articulações sinoviais que tem como função diminuir o atrito entre o osso e os tendões. Quando as bolsas inflamam, chamamos de bursite. Articulações com grande mobilidade, como o ombro, são mais propensas à bursite.
3 – Luxação: A luxação ocorre quando a cabeça do úmero sai da sua posição anatômica. Isso pode ocorrer por diversos motivos, estando ligada diretamente a hiperextensão ou ruptura de um, ou vários ligamentos.
4 – Fraturas: Lesões ósseas que ocorrem após um trauma. As fraturas do ombro são comuns em pacientes idosos devido à menor qualidade óssea ou em pacientes jovens após traumas de alta energia.