tornozelo

3 tipos de lesões ligamentares do tornozelo

As lesões ligamentares do tornozelo ocorrem após uma  entorse que são muito comuns durante a prática esportiva e representam uma das principais causas de atendimento ortopédico.

Essas lesões são classificadas em 3 tipos: grau 1, grau 2 e grau 3:

Grau 1 (Entorse leve): Estiramento leve e microrrupturas das fibras do ligamento, mas sem alteração macroscópica. Sensibilidade aumentada no local, com inchaço moderado ao redor do tornozelo. O paciente caminha sem grandes dificuldades e sem perda funcional, onde a recuperação geralmente ocorre entre 1 e 2 semanas.

Grau 2 (Entorse moderada): Ruptura parcial do ligamento com mais da metade das fibras lesionadas. Há sensibilidade e inchaço importantes, podendo ocorrer equimose ou hematomas. Dificuldade para caminhar e tocar o solo, com presença de instabilidade articular. Recuperação leva aproximadamente 6 semanas.

Grau 3 (Entorse grave): Ruptura completa do ligamento onde há sensibilidade ao toque, inchaço intenso e presença de esquimose ao redor da lesão. O paciente normalmente não consegue caminhar ou tocar o solo com o pé machucado e a recuperação leva de 6 a 12 semanas.

Você já torceu o seu tornozelo? Como foi a sua recuperação?

Siga-nos em nossas
redes sociais

O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061