Medicina Esportiva

Medicina Esportiva

A Medicina Esportiva é o ramo da medicina que cuida da aptidão física, do tratamento e da prevenção de lesões relacionadas à prática de esportes e exercícios. A Medicina Esportiva não é apenas reservada para atletas profissionais.
Os médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física devem estar em sintonia para poder oferecer, respectivamente, as condições de evolução clínica de lesão, a reabilitação do quadro clínico e o desenvolvimento de programas para sustentar a reabilitação, assim como na prevenção de futuras lesões. Ser ativo e praticar esportes é sabidamente importante para todos, tanto física como mentalmente, mesmo que haja um risco inerente de lesão.
Conheça o nosso novo programa
CAP - CHECK UP, AVALIAÇÃO E PERFORMANCE
Devido ao aumento da prática de atividades esportivas em nosso meio, há a necessidade de oferecer todos os recursos para contemplar os objetivos de aumentar a sua performance. Desenvolvemos então o que chamamos de CAP, ou seja Check-up, Avaliação e Performance, onde através da análise da anamnese clínica e laboratorial poderemos oferecer um programa de transformação pessoal tanto no aspecto físico como emocional.
LESÕES ESPORTIVAS

Os praticantes de exercícios e de modalidades esportivas naturalmente tem mais chance de sofrer lesões e se você não tiver orientação suficiente a chance aumenta.

Essas lesões decorrentes das atividades esportivas estão relacionadas com o tipo de atividade física ou participação na atividade, condição física, uso de roupas e equipamentos , conhecimento e familiaridade com o exercício, antecedentes de lesões, frequência, intensidade e competitividade.

As lesões esportivas são mais frequentes nos esportes coletivos e de contato  –  futebol, basquetebol, voleibol e lutas em geral.

AVALIAÇÃO CLÍNICA FUNCIONAL

Esta avaliação realizada pelo Fisioterapeuta Esportivo tem como objetivo realizar uma análise criteriosa sob o ponto de vista físico, onde é q abordada as particularidades do atleta na sua modalidade esportiva. Esta análise  busca a  “Etiologia” (causa) diante do “Quadro Clínico” (sinais e sintomas) repercutindo na performance e se ultimando no afastamento do esporte. Desta forma, o diagnóstico cinético-funcional permitirá ao fisioterapeuta planejar o tratamento personalizado de acordo com as necessidades do paciente.

A avaliação é realizada após a consulta médica esportiva. O direcionamento do tratamento dependerá das informações de clínica médica e fisioterapêutica apresentadas da condição de saúde do atleta. Se necessário, serão efetuados em condições pré e pós-operatória.

São registrados em prontuário, a cada sessão finalizada, o controle evolutivo e as análises periódicas com recursos de fotos e vídeos e, também, através de questionários específicos, tudo validado na literatura científica, para melhor acompanhamento clínico e funcional.

TRATAMENTO DE LESÕES

A lesão no esporte que acomete o sistema musculoesquelético (músculos, ossos, articulações e tecidos associados), resultante da prática de uma modalidade esportiva, exercício ou atividade física, leva à dor, inchaço e limitação e/ou perda temporária da função.

As pessoas ativas, atletas e esportistas, querem se recuperar o mais breve possível de uma lesão e, para que isso ocorra, os profissionais da saúde envolvidos nesse processo têm buscado na literatura as melhores evidências para o tratamento e a resposta fisiológica mais efetiva a cada medicação, recurso físico, exercício terapêutico, manejo de carga e treino do gesto físico ou esportivo.

Uma vez diagnosticada a lesão por um Médico do Esporte, o Fisioterapeuta Esportivo terá, após sua avaliação cinético-funcional criteriosa, um planejamento adequado e, à sua disposição, ferramentas terapêuticas como os recursos físicos da eletrotermofototerapia (estimulação elétrica, calor, frio, ultrassom, laser, entre outros), técnicas de terapia manual, exercícios terapêuticos, agulhamento à seco, termografia diagnóstica, equipamentos e softwares para avaliação da força, flexibilidade, análise da biomecânica, questionários clínicos de controle e demais acessórios que forem necessários.

PREVENÇÃO DE LESÕES

Minimizar a ocorrência de lesões em pessoas ativas, como atletas, esportistas ou público em geral, é um grande desafio aos profissionais da saúde envolvidos nesse processo. Com a popularização da prática de esportes e exercícios físicos regulares, a cada dia o número de lesionados aumenta. Devido a isso, os estudiosos nessa área têm apresentado ensaios clínicos com respostas mais apropriadas para o manejo das cargas impostas aos tecidos musculoesqueléticos. Além disso, os médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e técnicos, se orientam para conduzir suas atividades profissionais com esse público.

RETORNO AO ESPORTE

O retorno do paciente à pratica do esporte, exercício físico ou atividade física regular pós tratamento fisioterapêutico, é um momento de muita cautela, principalmente por parte do praticante, pois se houver algum excesso de “vontade” ou exagero no volume, intensidade e período de descanso inadequados, todo o trabalho executado pode se perder. Portanto, respeitar o planejamento da equipe multidisciplinar, onde o passo a passo da transição “reabilitação-retorno” ao “esporte/exercício/atividade física” é de fundamental importância, pois minimiza a ocorrência de novos traumas ou lesões de natureza semelhante.

EQUIPE DE MEDICINA ESPORTIVA

Dr. José Marques CRM 81.830
ESPECIALISTA EM ORTOPEDIA GERAL E MEDICINA ESPORTIVA

Dr. Alvaro Motta CRM 112.151
ESPECIALISTA EM MEDICINA ESPORTIVA, OMBRO E COTOVELO

Siga-nos em nossas
redes sociais

O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Siga-nos em nossas
redes sociais

O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos 40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.

R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP 05002-061

Dr. José Marques CRM 81.830
MÉDICO DE MEDICINA ESPORTIVA E ORTOPEDIA GERAL

– Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (1994)

– Residência Médica em Ortopedia pelo Hospital das Clínicas – FMUSP TEOT 6325 (1995-1998)

– Especialização em Medicina do Exercício e do Esporte pelo Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da – FMUSP

– Especialização em Cinesiologia pelo Magna Cum Laude Texas – Forth Worth, Texas, USA

Dr. Alvaro Motta CRM 112.151
MÉDICO DO OMBRO

– Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro (2003)

– Residência Médica em Ortopedia pelo Hospital Geral do Tatuapé TEOT 10468 (2004-2006)

– Especialização em Traumatologia Esportiva e Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2007)

– Especialização em Ombro e Cotovelo pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2009)

– Fellowship – Andrews Institute, Pensacola, Florida, Estados Unidos